quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

A música erudita é popular?


Max Fagundes

Em uma busca para decobrir o significado para a música erudita você achará várias definições e classificações e opiniões diversas. Mais  importante que significados e classificações, a música erudita é admirada pelo genealidade de seus autores com composiçoes que são uma verdaeira obra de arte.

Max Fagundes,28 anos,estudante de jornalismo do 8º escolheu o tema "O espaço da música erudita nos cardenos de cultura dos jornais impresso". O que o aluno pretende descobrir com esse trabalho é o espaço que a música erudita tem nesses cardenos e o porque da falta ou não de noticias veiculadas.

Acompanhe uma entrevista com Max Fagundes 


Quando começou sua paixão pela música erudita?
Teve início há dois anos,quando tive oportunidade de conhecer através de uma coleção de uma revista,a qual possibilitou ter um conhecimento mais profundo, mas sempre admirei quando ouvia a rádio guarani

Que sentimento que a música erudita causa em você?
Muitas pessoas associam a música clássica com tranqüilidade e para descanso, mas para mim é para vários momentos, ex Vivaldi nas 4 estações causa uma agitação,é algo que me traz felicidade


O que te motivou na escolha do tema de seu trabalho, sobre o espaço que a música erudita nos espaço nos cadernos de cultura?
Pelas orientações do prof. Gilvan a escolha deveria ser algo que nos gostássemos, não vi outra coisa que me motivasse.


Você espera que esse trabalho traga algum benefício para a música clássica?
Seria muito pretensioso pensar dessa forma, eu buscar algo que não estar pronto na sociedade, acho que não vai mudar muita coisa, mas espero que mostre que o espaço é mínimo.
Qual é a sua dica para as pessoas que querem conhecer mais a música erudita?
Infelizmente o material e difícil , mas com a internet é um modo mais facil para cobnseguir.
Por: Neilor Araújo

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Crise no Egito

Vivendo sob o regime ditatorial desde 1952,quando as forças armadas tomaram poder da monarquia,o Egito mergulha hoje numa onda de protestos contra o presidente Hosni Mubarack,81 anos, que asssumiu o país em 1981, após o assassinato do presidente Anwar Sadat. Desde o início do governo ditatorial o Egito, tem comprado brigas. Com a Inglaterra e França, para reaver o direito sobre o canal de Suez, e a briga contra o país inimigo da região Israel,que venceu  a guerra do Yom Kipur em 1973.

Entenda a crise no Egito
    Milhares de pessoas saíram ás ruas pedindo a renúncia do presidente Hosni Mubarak, inspiradas no movimento popular da Tunísia, que após um mês de protestos destituiu o presidente Zine El Abidine Ben Ali.O governante Tunísiano governou o país por 23 anos.
    O Egito tem a maior população do mundo árabe com 80 milhões de pessoas,esses protestos nessa região são inusitados especialmente em países que são governados por mão de ferro dos ditadores e autoridades muçulmanas.O Egito passa hoje por vários problemas sociais e  restrição a liberdade. O país é o grande aliado dos Estados Unidos no mundo árabe. Os egípcios  administram o canal Suez que é a importante ligação do petróleo aos países desenvolvidos,especialmente os EUA-que apoia Israel,o "eterno" inimigo dos países muçulmanos.A irmandade Muçulmana,organização da qual se originou a facção palestina Hamas- manifestou seu apoio oficial aos protestos, anteriormente não havia se pronunciado.
  A população estava fazendo uso das redes sociais para convocarem as pessoas para os protestos,mas o governo bloqueou a internet- causando mais indignação. De acordo com dados da  ONU, já passam de 300 pessoas mortas desde o início dos conflitos. O presidente Mubarak afirmou que não vai tentar a sua quinta reeleição e que deixará o governo em setembro.
Por: Neilor Araújo