domingo, 3 de outubro de 2010

Transporte e Cultura andam juntos em Belo Horizonte


Transporte e Cultura andam juntos em Belo Horizonte.
Projeto Estação leitura,leva cultura aos usuários do Metrô.

Além de ser um meio de transporte que facilita a vida de 160 mil usuários que circulam diariamente pelas estações do Metrô,que tem um custo menor que o ônibus, é mais rápido e seguro, agora desfrutam de uma nova opção de cultura e lazer, com a inauguração da 1ª biblioteca do Projeto Estação Leitura, na estação Central da CBTU METRÔ BH. 

A iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL) é patrocinada pela Fosfertil, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e conta com acervo de 2.300 livros de diversos gêneros literários. A estação Central recebe cerca de 18 mil usuários/dia e a expectativa é atender mais de dois mil leitores nos primeiros quatro meses de funcionamento da nova biblioteca.
Para utilizar o serviço, o usuário precisa fazer um cadastro gratuito, apresentando identidade, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência atual (original e cópia). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores receberão cartão de identificação com foto e poderão retirar os livros sem qualquer custo. O prazo de devolução das obras será de até dez dias.
Esse projeto já existe com patrocínio da iniciativa privada, através da Lei Rouanet, em estações de metrôs e trens de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A biblioteca do Metrô de BH será a 11ª do gênero e terá patrocínio da Fosfertil.

Neilor Araújo

Veja mais:Quem ai ao Prado é bem transportado      
                Expansão do Metrô de BH
                Voltar



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lançamento de Livro Agita a Fesbh


Boletim Médico
Nome: Brasília, Distrito Federal.
Nascimento:21de abril de 1960.50 anos completados
Parteiros: Oscar Niemeyer e Lúcio Costa
Pai: Juscelino Kubitscheck de Oliveira.
Mãe:Pátria Brasileira
Resumo:Estado de saúde grave em vários órgãos, com infecção generalizada. Dois tumores extraídos do cérebro administrativo. A capital respira por aparelhos públicos e com ajuda de dosagens paliativas de esperança. Equipe estuda intervenção cirurgia imediata para salvar a vida.

Essa crônica faz parte do livro Corra Que A Política Vem Ai, lançado no dia 16/092010, pelo Jornalista Leandro Mazzini, no auditório da Faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte.O livro traz crônicas que o Jornalista já publicou para jornal impresso e algumas como essa citada que não foi para o jornal por expressar o sentimento do jornalista .
Leandro Mazzini tem 33 anos,é natural de Muriaé ,Minas Gerais,é jornalista e escritor.Atualmente,mora em Brasília,onde cobre no congresso Nacional,Assina o ‘ Informe JB’’,a tradicional coluna política do Jornal do Brasil que recentemente passou por um grande mudança deixando de existir no formato impresso para a plataforma digital.

O jornalista falou sobre o temas,desde a necessidade de dominar as novas mídias para os que querem exercer a profissão de Jornalista,e a esticão dos Jornais impresso. Na visão de Mazzini ,o Jornal impresso está com os dias contados, ‘ É um caminho sem volta,o alto custo da produção do papel somado a questões ambientais vão inviabilizar o formato impresso’’,afirma o Jornalista.
Outra questão bastante comentada foi a a decisão STF, em acabar com a obrigatoriedade do diploma para exercer a função de jornalista, para Leandro Mazzini,
a cassação do diploma fui um retrocesso um equivoco do STF.
Você pode acompanhar Leandro Mazzini no Twiter.