domingo, 28 de novembro de 2010

A sede do Lucro


Grandes são as dificuldades para manter uma economia estável, depois de passar por diversas crises financeiras, o Brasil conseguiu crescer com a implantação do plano real criado em 1994. Domando assim, a inflação que causava muitos estragos na economia brasileira, como: a gastança realizada pelo governo, apesar de que ainda hoje a máquina causa grandes prejuízos aos cofres públicos e a divisão da renda, que antes era concentrada nas mãos de poucos, ponto que ainda precisa ser melhorado em nossa economia.
Mas um fator que tem causando preocupações na economia brasileira, é a desindustrialização, que é a perda da participação da indústria na produção total do país. Ou a redução da quantidade de vagas na indústria. 
“Nós estamos deixando de produzir no Brasil pra importar máquinas prontas ou componentes de máquinas. Nós estamos criando emprego lá fora”, fala José Velloso, vice-presidente da Abimaq. Para simplificar o conceito, os empresários estão vendo que fica mais barato investir no exterior do que produzir no Brasil. O argumento é que os impostos são altos, o que onera em muito a produção. Isso não deixa de ser uma verdade, mas os empresários preocupam somente com o lucro, onde for mais rentável, eles vão investir.
A desculpa é boa, mas não esconde uma realidade que todos nós sabemos que a corda sempre arrebenta para o lado mais fraco. No caso, os trabalhadores comuns que necessitam de empregos, mesmo que os salários não sejam proporcionais ao que todo brasileiro têm direito assegurado pela constituição brasileira. Infelizmente ficamos a mercê das decisões dos empresários, enquanto o governo não tomar alguma providência, seremos refém do mercado ditatorial da classe dominante que se enriquece sem nenhuma preocupação em fatiar o bolo.  O gráfico abaixo comprova que desindustrialização tem crescido no Brasil,se continuarmos assim que vai pagar a conta? O povo ou os empresários, vocês têm alguma dúvida?
Por Neilor Araújo


quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Enem, benefícios e controvérsias



Reclamações,desorganização,intervenções judiciais, tudo isso faz parte das polêmicas geradas pela última prova do Ensino Nacional do Ensino Médio, (Enem).
O Enem foi instituído em 1998 para ser aplicado, em caráter voluntário, aos estudantes do ensino médio. Realizado anualmente, tem como objetivo principal avaliar o desempenho do aluno ao término da escolaridade básica.
Mesmo passando pelo período de turbulência e descrédito, o exame tem sido importante para o ingresso dos jovens as universidades. Candidatos que não tem condições de pagar pelo curso superior e não concorrem em condições de igualdade, devido ao fraco ensino das escolas públicas, veem o Enem como boa oportunidade para ingressar nas universidades federais e particulares.  
Para receber uma bolsa do governo o aluno tem que participar do Programa Universidade para Todos (ProUni). Criado pelo Governo Federal em 2004 que tem como finalidade a concessão de bolsas de estudos integrais e parciais em cursos de graduação e seqüenciais de formação especifica, em instituições privadas de educação superior com renda per capita de três salários mínimos  . O ProUni já beneficiou mais 1.milhão de estudantes em todo o país  no período  nos anos de 2005 a 2010,como podem observar no gráfico abaixo

 

Dentre esses alunos beneficiados pelo programa,estão os irmãos Thiago Neres Ranauro,21 anos, e Felipe Neres Ranauro,19 anos,ambos estão cursando sistema de informação e recebem uma bolsa parcial de 40%.
Thiago está no 5° período e Felipe no 2°, seus pais não tem condições de pagar o valor integral as mensalidades.  Seu pai Reinaldo Neres,e sargento da policia militar e sua mãe dona de casa. “Sem a bolsa do ProUni não teria condições de pagar minha Faculdade”,afirma Thiago.
O sonho de entrar em uma universidade sempre esteve presente na vida Isabel Cristina Dante,31 anos. Isabel tentou algumas vezes passar no vestibular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  e nunca passou para a segunda etapa do vestibular. Mas ao fazer a prova do Enem e participar do ProUni,realizou seu grande sonho..O difícil foi escolher qual curso,ela havia recebido uma bolsa de 50% para escolher entre os cursos de Pedagogia ou Psicologia. A estudante gosta de trabalhar com crianças, Pedagogia era o curso mais propício, mas acabou optando por Psicologia, está no 6° período, e pretende trabalhar na área infantil. “ Sempre achei que faria pedagogia,pelo fato de gostar de crianças,mas estou encantada com a psicologia”,afirma Isabel Dante.
Por: Neilor Araújo


domingo, 3 de outubro de 2010

Transporte e Cultura andam juntos em Belo Horizonte


Transporte e Cultura andam juntos em Belo Horizonte.
Projeto Estação leitura,leva cultura aos usuários do Metrô.

Além de ser um meio de transporte que facilita a vida de 160 mil usuários que circulam diariamente pelas estações do Metrô,que tem um custo menor que o ônibus, é mais rápido e seguro, agora desfrutam de uma nova opção de cultura e lazer, com a inauguração da 1ª biblioteca do Projeto Estação Leitura, na estação Central da CBTU METRÔ BH. 

A iniciativa desenvolvida em parceria com o Instituto Brasil Leitor (IBL) é patrocinada pela Fosfertil, através da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, e conta com acervo de 2.300 livros de diversos gêneros literários. A estação Central recebe cerca de 18 mil usuários/dia e a expectativa é atender mais de dois mil leitores nos primeiros quatro meses de funcionamento da nova biblioteca.
Para utilizar o serviço, o usuário precisa fazer um cadastro gratuito, apresentando identidade, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência atual (original e cópia). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores receberão cartão de identificação com foto e poderão retirar os livros sem qualquer custo. O prazo de devolução das obras será de até dez dias.
Esse projeto já existe com patrocínio da iniciativa privada, através da Lei Rouanet, em estações de metrôs e trens de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Porto Alegre. A biblioteca do Metrô de BH será a 11ª do gênero e terá patrocínio da Fosfertil.

Neilor Araújo

Veja mais:Quem ai ao Prado é bem transportado      
                Expansão do Metrô de BH
                Voltar



sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Lançamento de Livro Agita a Fesbh


Boletim Médico
Nome: Brasília, Distrito Federal.
Nascimento:21de abril de 1960.50 anos completados
Parteiros: Oscar Niemeyer e Lúcio Costa
Pai: Juscelino Kubitscheck de Oliveira.
Mãe:Pátria Brasileira
Resumo:Estado de saúde grave em vários órgãos, com infecção generalizada. Dois tumores extraídos do cérebro administrativo. A capital respira por aparelhos públicos e com ajuda de dosagens paliativas de esperança. Equipe estuda intervenção cirurgia imediata para salvar a vida.

Essa crônica faz parte do livro Corra Que A Política Vem Ai, lançado no dia 16/092010, pelo Jornalista Leandro Mazzini, no auditório da Faculdade Estácio de Sá em Belo Horizonte.O livro traz crônicas que o Jornalista já publicou para jornal impresso e algumas como essa citada que não foi para o jornal por expressar o sentimento do jornalista .
Leandro Mazzini tem 33 anos,é natural de Muriaé ,Minas Gerais,é jornalista e escritor.Atualmente,mora em Brasília,onde cobre no congresso Nacional,Assina o ‘ Informe JB’’,a tradicional coluna política do Jornal do Brasil que recentemente passou por um grande mudança deixando de existir no formato impresso para a plataforma digital.

O jornalista falou sobre o temas,desde a necessidade de dominar as novas mídias para os que querem exercer a profissão de Jornalista,e a esticão dos Jornais impresso. Na visão de Mazzini ,o Jornal impresso está com os dias contados, ‘ É um caminho sem volta,o alto custo da produção do papel somado a questões ambientais vão inviabilizar o formato impresso’’,afirma o Jornalista.
Outra questão bastante comentada foi a a decisão STF, em acabar com a obrigatoriedade do diploma para exercer a função de jornalista, para Leandro Mazzini,
a cassação do diploma fui um retrocesso um equivoco do STF.
Você pode acompanhar Leandro Mazzini no Twiter.

sábado, 21 de agosto de 2010

Maria,Maria. É um dom,uma certa magia...

Todo início de semestre uma dúvida paira no ar, a Maria vai trancar a Faculdade? Depois de uma semana,lá vem ela,cheia de alegria e sempre com uma piada para contar.
Maria Melo,41 anos, ingressou na Faculdade com a pretenção de cursar Publicidade e Propaganda,mas como não fechou turma,iniciou no jornalismo, com a inteção de no próximo semestre começar o seu tão sonhado curso. Mas acabou apaixonando se pelo Jornalismo, e hoje no sétimo período ver o sonho de se formar mais próximo e de ampliar seus horizontes profissionais.
É com grandes dificuldades que Maria Melo, vem conduzindo seu curso, a maior delas, é ficar apenas 30 minutos por dia com seu filho Eduardo de 8 anos, a outra é a financeira.
Dentro das várias aréas de atuação no Jornalismo,o que mais chamou atenção foi Rádio e TV, Maria ainda não sabe o tema de seu trabalho de conclusão de curso, mas pretende fazer um documentário.



Newscamp - parte 1
Enviado por alexandresena. - Videos das ultimas descobertas cientificais.